Vontade e necessidades dos açorianos “estão espelhadas” nas ações do Governo Regional

fragaO secretário regional do Turismo e Transportes afirmou hoje, nas Flores, que as obras realizadas pelo Governo dos Açores nos últimos quatro anos vão ao encontro das necessidades efetivas da população em todas as ilhas do arquipélago.

Vítor Fraga, que falava na inauguração da empreitada de reabilitação e beneficiação do troço da Estrada Regional N.º 1 – 2ª entre os Ferros Velhos e Ponta Delgada, salientou que esta obra simboliza “o trabalho e os investimentos que, durante quatro anos, foram sendo efetuados em todas as ilhas dos Açores”.

“É a isso que este Governo tem dedicado a sua atenção e o seu trabalho. Um tratamento igual para todas as ilhas, a mesma dedicação a todos e a cada um dos Açorianos e o desenvolvimento de intervenções e trabalhos homogéneos de Santa Maria ao Corvo”, afirmou.

O governante salientou que a obra agora inaugurada “confirma a contribuição do Governo dos Açores para a constante melhoria da rede viária” em todas as ilhas, frisando que estas ações “são um espelho da vontade e das necessidades dos Açorianos”.

“Não construímos por construir, como alguns pretendem, construímos para dar resposta às reais necessidades de todos os Açorianos”, assegurou o titular da pasta das Obras Públicas.

A obra hoje inaugurada finaliza um investimento de cerca de 1,5 milhões de euros que melhorou e requalificou as acessibilidades à localidade de Ponta Delgada, no concelho de Santa Cruz das Flores, não apenas pela reabilitação da faixa de rodagem, mas também com drenagem pluvial, passagens hidráulicas e instalação de novos equipamentos de sinalização e segurança.

A juntar a estes trabalhos, foram também realizados melhoramentos nos miradouros da Pedrinha e de Ponta Delgada e construídos os respetivos parques de estacionamento pavimentados.

Vítor Fraga realçou que esta é “apenas uma das marcas que, em matéria de obras públicas”, o Governo dos Açores deixa na ilha, sublinhando que, com a conclusão desta empreitada “ficam reabilitadas mais de 95% das estradas regionais da ilha das Flores”.

O Secretário Regional relembrou ainda que, dando continuidade ao trabalho que tem vindo a ser realizado, está a decorrer o processo de contratação da empreitada de reabilitação e beneficiação nos troços do Ramal da Fajãzinha, Ramal do Mosteiro, topo sul da pista do aeródromo, entrada da Vila das Lajes e rua dos Baleeiros, representando um investimento superior a 780 mil euros.

Nos investimentos do Governo dos Açores na ilha das Flores incluem-se ainda mais de 135 mil euros relativos à empreitada de construção de um muro no Ramal da Fajã Grande e mais de 25 mil euros em diversas obras, desde a construção de muro de suporte no Feital, na Fazenda das Lajes das Flores, até à manutenção e reabilitação dos miradouros dos Caímbros, Portal e Ponta Delgada e a construção do Miradouro nos Cedros, no concelho de Santa Cruz.

“Os Açores de hoje são uma região nova, renovada, diferente e claramente distinta em todas as vertentes e quadrantes”, afirmou o secretário regional, destacando não só as suas belezas naturais, mas também os melhoramentos ao nível da evolução tecnológica, das infraestruturas e noutras vertentes.

“Nos últimos quatro anos fomos desafiados permanentemente a nos superarmos”, disse Vítor Fraga, realçando a busca do Executivo pelas melhores soluções para os Açorianos.

“Não esquecemos uma ilha, não descurámos as pretensões dos Açorianos. Investimos e vamos continuar a investir. Investimos e realizámos obra”, frisou, acrescentando que “a capacidade de fazer acontecer marca claramente esta legislatura”.

Vítor Fraga realçou ainda que, só nas Flores, o investimento público total do Governo dos Açores é superior a 20 milhões de euros, dos quais, mais de 3,6 milhões de euros representam investimentos em obras já concluídas, cerca de 12,4 milhões de euros dizem respeito a obras em curso e mais de 4,1 milhões de representam investimento em obras em fase de contratação.

“Este é um caminho que, estou certo, continuará a ser trilhado, dando continuidade ao investimento realizado. Sabemos que muito há ainda a fazer. Prometemos obra, cumprimos compromissos”, frisou o secretário regional.

 

 

 

 

Foto: GRA

GaCS/+central

 

Link permanente para este artigo: https://maiscentral.com.pt/vontade-e-necessidades-dos-acorianos-estao-espelhadas-nas-acoes-do-governo-regional/