Vereadores da oposição propõem comemoração dos 40 anos do Festival da Riviera

Os vereadores do PSD na Câmara Municipal da Praia da Vitória apresentam amanhã, em reunião da autarquia, uma proposta de comemoração dos 40 anos do Festival da Riviera, “reeditando aquele evento, que ainda perdura na memória de muitos terceirenses, homenageando-se assim os seus impulsionadores com a organização neste verão de uma noite de concertos na Praia da Riviera”.

“Propomos uma iniciativa integrada nas Festas da Praia 2017 ou, numa fase posterior, a realizar durante o mês de Agosto, por forma a reavivar o espírito “Rock” vivido nos anos de 76/77 com aquele Festival, inspirado no fenómeno norte-americano Woodstock”, avança Judite Parreira.

A social democrata recorda que “a primeira edição do Festival da Riviera teve lugar a 7 e 8 de Outubro de 1976, com um cartaz que incluiu uma dúzia de bandas açorianas e dois grupos americanos da Base das Lajes, resultando em 24 horas ininterruptas de música”.

“No ano seguinte, o festival foi no fim-de-semana de 13 e 14 de Agosto, novamente com catorze grupos, cinco de Lisboa, entre os quais os “Beatnicks” com uma jovem e ainda desconhecida Lena D´Agua como vocalista”, lembra.

Para Judite Parreira, a Praia da Vitória “tem vindo a perder alguma da intensa atividade cultural que já teve, nomeadamente com o fim de eventos como o Festival de Jazz – que originou o Festival do Ramo Grande -, o Festival de Blues e mesmo os vários concertos que tinham lugar no Auditório do Ramo Grande, hoje em muito menor quantidade”, refere.

“É preciso recuperar essa marca cultural da Praia da Vitória, até porque cada evento significa a vinda de pessoas à Praia, com a consequente vantagem para o comércio local. Reativar essa vertente só pode trazer vantagens à cidade e ao concelho”, defende a vereadora.

“Além disso, não podemos deixar passar em branco o facto de, há 40 anos, a Praia da Vitória ter sido palco de um evento musical sem precedente nos Açores e até no continente português”, concluiu.

 

 

 

 

GI PSD/+central

 

Link permanente para este artigo: https://maiscentral.com.pt/vereadores-da-oposicao-propoem-comemoracao-dos-40-anos-do-festival-da-riviera/