O candidato do PS/Açores à presidência da Câmara Municipal da Praia da Vitória entende que a Praia da Vitória “está numa fase crescente e em constante melhoria no setor do Turismo”, salientando que “essa deve continuar a ser uma prioridade e uma aposta para o futuro”.
“Comparativamente com o período homólogo do ano passado, a Praia da Vitória registou já neste ano de 2017 um crescimento de 8,6% de dormidas referentes ao primeiro semestre”, afirmou Tibério Dinis, acrescentando que “o período de estadia na Praia da Vitória situa-se nos 2,8 dias e cerca de 60% dos turistas que nos visitam são portugueses e os restantes 40% são provenientes dos Estados Unidos da América, Espanha e Alemanha”.
Consolidar a época alta e potenciar a época baixa criando e promovendo iniciativas no concelho é uma das estratégias da candidatura socialista para este setor de atividade.
“Orientaremos a estratégia para o turismo de natureza e desportos fomentando também espaços cobertos com potencial turístico e cultural”, disse o socialista, concretizando que “nesse sentido, daremos início ao processo com vista à criação do Museu da Base das Lajes, o Museu do Tesouro da Matriz e um Centro Interpretativo do Culto ao Espírito Santo junto ao Império da Caridade nas Figueiras do Paim”.
O candidato autárquico pretende também dar todo o apoio técnico e financeiro necessário a candidaturas ou conclusão da execução de projetos das Juntas de Freguesia que são submetidos e avaliados para apoio da GRATER.
São vários os projetos das juntas locais que se referem a temáticas também elas diferenciadoras mas relacionadas com a história do concelho. A título de exemplo, Tibério Dinis indicou o Centro Interpretativo da Cultura do Ramo Grande em São Brás, o Museu do Ramo Grande na Vila Nova, o Centro Interpretativo dos Moinhos na Agualva, o Centro Etnográfico Casa do Camponês no Cabo da Praia bem como a Requalificação e Beneficiação do Museu do Carnaval na Vila das Lajes.
“É fundamental estarmos nos próximos quatro anos lado-a-lado com as Juntas de Freguesia do concelho na execução dos seus projetos para que assim tenhamos também um desenvolvimento harmonioso e possamos desta forma explorar as potencialidades turísticas de cada localidade”, concluiu o atual autarca.
Foto: TD
TD/+central