Thibaut Baronian foi o mais rápido no primeiro dia do Azores Triangle Adventure

trailEm dia de arranque da segunda edição da Azores Triangle Adventure, sua majestade a montanha do Pico amanheceu completamente descoberta, proporcionando aos atletas um nascer do sol deslumbrante, durante a viagem de barco entre o Faial e o Pico.

Na Madalena, a partida fez-se com sol e muita animação, junto ao Clube Naval, cerca das 08h45. Ainda na vila começou a perceber-se rapidamente que Thibaut Baronian, atleta da Salomon Internacional, era o favorito à conquista da montanha. O francês de 27 anos isolou-se muito rapidamente e assim seguiu até ao ponto mais alto de Portugal, a montanha do Pico, com 2351 metros de altitude.

Ao final da manhã e à medida que o topo da montanha ficava mais próximo, as condições meteorológicas pioraram e a chuva e o frio dificultaram a vida dos atletas. Ainda assim, a grande maioria dos competidores em prova seguiram até à meta, no topo da montanha. Sem surpresas, Baronian foi o mais rápido: bastaram-lhe 02h55m22s para percorrer os 28 km de prova, deixando o segundo classificado – o companheiro de equipa Thomas Farbmacher – a 21m13s. O austríaco fez a prova em 03h16m35. O melhor português em prova foi o madeirense Ricardo Gouveia, com 03h22m55s, que se classificou em terceiro lugar da geral.

Nas mulheres, a mais rápida foi a austríaca Sandra Koblmüller. A atleta da Salomon, de 26 anos, foi 6.ª da geral, precisando de 03h44m22s. Destaque para a melhor portuguesa em prova, Lucinda Sousa, que se classificou em 10.º da geral, com um tempo de 03h55m14s. A atleta do Porto vai assim bem lançada para bisar nesta prova, já que foi ela a vencedora da última edição.

No que diz respeito aos atletas açorianos, Roberto Duarte, do Clube Independente de Atletismo Ilha Azul, foi o mais rápido, com 04h23m32s, classificando-se em 13.º da geral. Andra Mota, do 2FITU, 25.ª da geral, foi a primeira açoriana a chegar ao topo da montanha, com um tempo de 05h24m41s.
Hoje, sábado, a Azores Triangle Adventure ruma a São Jorge para a segunda etapa da prova. O Trail das Fajãs, com 28 km, sai do lugar de São Tomé, na Calheta, terminando na Fajã dos Clubes.

A Triangle Adventure é organizada pelo Clube Independente de Atletismo Ilha Azul (CIAIA), com o apoio dos Parques Naturais do Faial, Pico e São Jorge. O evento conta com o apoio do Governo Regional dos Açores, da Associação de Municípios do Triângulo, da SATA, da Atlânticoline, da Click Saúde e Bem Estar, da Martipereira e da Conserveira Santa Cantarina.

 

 

 

 

Foto: Paulo Gabriel

ATR/+central

 

Link permanente para este artigo: https://maiscentral.com.pt/thibaut-baronian-foi-o-mais-rapido-no-primeiro-dia-do-azores-triangle-adventure/