TERINOV vai permitir “desenvolver projetos assentes na inovação e investigação”

PS TerceiraO candidato do PS/Açores pelo círculo eleitoral da Terceira, às legislativas do próximo domingo, considera que o Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira (TERINOV) é um investimento estratégico para o futuro da ilha, permitindo desenvolver projetos assentes na inovação e investigação, nomeadamente nos setores da biotecnologia e da indústria agroalimentar.

““Acreditamos que este investimento, que ascende a 8,2 milhões de euros, é um passo de gigante na criação de um ecossistema de inovação e empreendedorismo na nossa ilha. Revela, por um lado, o compromisso do PS para com um novo capítulo do desenvolvimento económico local e da Região e, por outro, abre inúmeras oportunidades para as nossas empresas e para os nossos investigadores, porque, de facto, concretiza algo que defendemos há imensos anos: a geração de projetos empresariais que resultem da ligação e das sinergias da investigação científica ao empreendedorismo empresarial”, sublinhou Roberto Monteiro, no final da visita à infraestrutura, localizada nas antigas instalações da Universidade dos Açores na Terra-Chã.

No entender do número dois da lista socialista, “por esta via, fica mais uma vez explicito o nosso compromisso na criação de oportunidades de emprego e de riqueza locais. Nos próximos quatro anos, será grande o nosso enfoque e empenho – assim como do Governo Regional apoiado pelo Partido Socialista – na dinamização desta infraestrutura, que será o grande polo cativador de inovação e empreendedorismo na Terceira, funcionando em parceria com as incubadoras de negócios locais e com as associações empresariais. Para tal, é fundamental o total empenho dos empresários e da nossa comunidade científica, assim como de universidades nacionais e internacionais, na busca de projetos que usufruam destas condições e as transformem em projetos empresariais sustentáveis e, por essa via, geradores de emprego qualificado e de riqueza”.

“A inovação é um elemento fundamental nos negócios atuais. Não só pelo valor acrescentado que pode trazer aos nossos recursos, mas também pelos elementos diferenciadores que pode incluir na produção. Estes elementos são, hoje, elemento decisivo na análise dos investidores externos. Além disso, a consolidação de um ecossistema de inovação e empreendedorismo na ilha é outro fator que considero fundamental para tornarmos a Terceira cada vez mais atrativa economicamente”, argumentou o candidato.

O TERINOV, cuja conclusão está prevista para 2018, terá como setores estratégicos a biotecnologia e o agroalimentar, mas pretende também abrir portas às indústrias culturais e criativas, disponibilizando um espaço para incubação de empresas, laboratórios, salas técnicas e valências complementares. No local vai instalar-se também o Centro de Biotecnologia dos Açores.

 

 

 

 

Foto: PS Açores

GI PS/+central

 

Link permanente para este artigo: https://maiscentral.com.pt/terinov-vai-permitir-desenvolver-projetos-assentes-na-inovacao-e-investigacao/