Submarino `Tridente´ escala porto de Ponta Delgada

TridenteNo âmbito da escala do submarino NRP Tridente em Ponta Delgada, na manhã do dia 22 de julho haverá uma demonstração de capacidades a Altas Entidades da Região Autónoma dos Açores.

O submarino Tridente e o seu irmão Arpão, são submarinos tipo 209PN, submarinos oceânicos de elevada autonomia, baseados no modelo Alemão U 209. Apesar de evoluírem dos U209, estes submarinos são muito idênticos aos U214, tendo requisitos operacionais adaptados às necessidades do Estado Português.

As suas características mais marcantes são o incremento extraordinário das suas capacidades furtivas e da sua autonomia em imersão, sem necessidade de carregar baterias e desse modo colocar o mastro Snort fora de água, o que o torna vulnerável à deteção radar por meios aéreos de vigilância marítima. Snort é o termo técnico para a operação em que o submarino totalmente imerso mas perto da superfície – 12 a 18 mts abaixo da linha de água – põe um tubo fora de água – o mastro Snort – para alimentar a ar os motores diesel de combustão interna que recarregam as baterias do submarino para um novo período de imersão profunda.

A reduzida assinatura acústica, eletromagnética e térmica transforma-o num dos submarinos convencionais mais furtivos do mundo, impossíveis de detetar sem recurso a elevados meios de superfície, munidos de sensores sofisticados de última geração, com operadores muito treinados, em condições ambientais favoráveis e com muita sorte à mistura. A conjugação de todos estes fatores numa determinada área Oceânica num determinado momento, tendo em conta a disponibilidade de meios de superfície existentes, a enorme sofisticação de sensores e armamentos necessários e o elevado tamanho das áreas de patrulha que têm de ser cobertas conferem ao submarino uma enorme vantagem táctica, permitindo-lhe uma iniciativa que o torna de facto o Senhor dos Mares, com a capacidade real de desbaratar e destruir forças de superfície muito mais numerosas e poderosas.

O Tridente foi construído nos estaleiros alemães howaldtswerke-Deutsche Werft, em Kiel, e Nordseewerke em Emden, conjuntamente com o NRP Arpão.

A sua construção iniciou-se em 7 de março de 2005 com o corte da primeira chapa, tendo a cerimónia do seu baptismo e lançamento à água ocorrido em 15 de julho de 2005. A entrega à Marinha deu-se no primeiro trimestre de 2010.

 

 

 

Foto: Marinha

CZMA/+central

 

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