Socialistas satisfeitos com preocupação da República nas questões da agropecuária

 

A deputada do PS/Açores, na Assembleia da República, mostrou-se satisfeita com a preocupação e sensibilidade do Governo relativamente ao cumprimento dos Programas de Melhoramento Animal das ações financiadas no âmbito do PDR2020 para entidades gestoras de Livros Genealógicos sediadas fora do território continental.

Em causa está a alteração da portaria n.º 268/2015, que passa agora a tornar elegíveis as ações relativas a exames de paternidade por análise de ADN e de promoção da raça (exposições, concursos, publicações) permitindo a aprovação de candidaturas de co-financiamento.

“Esta era uma preocupação da Aberdeen-Angus Portugal – associação de criadores que ficava impedida de se candidatar a financiamento para o cumprimento do plano de melhoramento em criadores no território continental”, afirmou Lara Martinho, garantindo que o Governo da República foi sensível a estas preocupações de que foi porta-voz.

As regras em vigor impediam o financiamento dos criadores desta raça bovina cujo livro genealógico português se encontra sediado nos Açores, prejudicando particularmente os produtores do continente da raça Aberdeen Angus. Com esta alteração da portaria, a Associação de criadores desta raça poderá candidatar-se em pé de igualdade com as outras raças exóticas do país.

Esta não é a primeira vez que a deputada insular nota abertura do Governo da República para questões relacionadas com matérias desta natureza. “Foi aprovado, por exemplo, o regime de apoio à agricultura familiar nos Açores, foi garantida a reposição do regime de aposentação dos trabalhadores dos matadouros públicos da Região Autónoma dos Açores, estabelecido em 2001 e disponibilizadas duas linhas de crédito no valor de 20 milhões de euros”, exemplifica, lembrando ainda a presença dos Açores no Gabinete de Crise.

 

 

 

 

Foto: GPPS

GI PS/+central

 

Link permanente para este artigo: https://maiscentral.com.pt/socialistas-satisfeitos-com-preocupacao-da-republica-nas-questoes-da-agropecuaria/