Socialistas querem intervenção da tutela no conflito laboral na Atlânticoline

Direitos Reservados

O grupo parlamentar do Partido Socialista, na Assembleia Legislativa dos Açores, quer uma intervenção urgente do Governo Regional no conflito laboral na empresa pública de transportes marítimos Atlânticoline, por entenderem que a atual situação “tem causado sérios transtornos”, aos passageiros.

Em requerimento entregue no parlamento açoriano, os socialistas Miguel Costa e Mário Tomé constatam que a Atlânticoline desempenha “um papel fundamental” no transporte marítimo de passageiros, “muito em especial nas ligações entre as ilhas do Pico e do Faial”, tendo em conta o número de passageiros transportados anualmente, e a “importância que tem para a mobilidade dos habitantes destas ilhas, muito particularmente por razões de saúde, e para quem as visita”.

Referindo se à greve em curso, os deputados eleitos pela ilha do Pico, apesar de a considerarem legítima, entendem que esta “tem causado sérios transtornos e está, como já foi publicamente testemunhado, a ficar incomportável, particularmente para os passageiros mais vulneráveis, os doentes e seus familiares que se veem obrigados a deslocar-se da ilha do Pico para a unidade hospitalar do Faial”.

Os parlamentares criticam a intervenção da tutela no processo, por não ter resultado na “esperada solução para pôr termo ao conflito”, solicitando esclarecimentos sobre o ponto de situação em que se encontram as negociações com os representantes dos trabalhadores, tendo em vista a revisão do respetivo Acordo de Empresa.

Os eleitos do PS querem ainda saber que medidas pretende o executivo regional pretende encetar para “acudir aos doentes que passam horas seguidas no terminal marítimo da Horta, até que sigam viagem no final da tarde para a ilha do Pico”.

+central

Link permanente para este artigo: https://maiscentral.com.pt/socialistas-querem-intervencao-da-tutela-no-conflito-laboral-na-atlanticoline/