A Comissão Política de Ilha do CDS-PP na Terceira lamentou hoje que o Governo regional não tenha anunciado qualquer medida de médio ou longo prazo para prevenir os efeitos da concentração da pluviosidade em menos meses, alteração climática que a comunidade cientifica já regista os Açores.
Em comunicado, a estrutura liderada por Nuno Melo Alves entende que “não podemos estar todos os anos a sustentar comida para os animais em alternativa ao milho e à pastagem, porque o Governo regional não quer investir na gestão, captura e distribuição dos recursos hídricos”.
Segundo os centristas terceirenses, “podem ser cobertas as lagoas artificias, melhoradas as condições de captura e distribuição de água através da limpeza dos percursos e a plantação de certas espécies de arbustos e árvores nos locais adequados que ajudem à recarga dos aquíferos”.
“Quando os problemas são previsíveis, como parece ser o caso com a alteração dos padrões da distribuição da pluviosidade, não basta ao Governo reagir ao prejuízo. O CDS-PP Terceira exige do Governo regional ação política, proactiva e preventiva, no sentido de acautelar o bom funcionamento do setor agropecuário, que é o mais importante na economia terceirense e regional”, salientam, acrescentando que ao Governo regional “compete agir e não apenas limitar-se a reagir”.
Foto: Direitos Reservados
+central