A representação parlamentar do PCP/Açores criticou hoje a opção da SATA Air Açores em privilegiar os turistas das companhias low-cost em prejuízo da mobilidade dos residentes no arquipélago.
“A orientação da política definida para a SATA Air Açores continua a privilegiar em exclusivo os turistas, designadamente para dar cumprimento à política de reencaminhamentos gratuitos para os passageiros das low-cost, em detrimento e em prejuízo da população residente que assim vê ser posto em causa o seu direito à mobilidade”, refere João Corvelo em comunicado.
No entender do deputado, esta opção é ainda mais constrangedora quando a deslocação de um açoriano “ultrapassa o simples lazer”, tal como deslocações para consultas médicas ou assistência a familiares.
Para o PCP, é “lamentável” e “absolutamente inaceitável” que enquanto o Governo regional vai “dando subsídios a companhias low-cost, através dos reencaminhamentos gratuitos feitos pela SATA, esqueça completamente a população residente e o seu direito (frequentemente a sua absoluta e imperiosa necessidade) à mobilidade”.
“O PCP exige, para além da escandalosa política dos reencaminhamentos gratuitos, urgentes medidas que solucionem a questão da mobilidade para a população residente na ilha das Flores”, conclui o comunicado de imprensa.
Foto: Direitos Reservados
+central