Saldo demográfico na Terceira preocupa o PSD/Açores

+central

O vice-presidente da Comissão Política Ilha do PSD na Terceira mostrou-se hoje preocupado com o saldo natural negativo na ilha, indicador mais baixo do arquipélago nos últimos dez anos.

“São dados do Serviço Regional de Estatística, e revelam uma situação que tem vindo a acentuar-se, e que contribui decisivamente para o envelhecimento da população e para o não rejuvenescimento geracional”, explica Rui Espínola, avançando, a título de exemplo, que “entre 2016 e 2017 houve menos 11% de nascimentos, e a tendência é efetivamente verificada na última década”.

Também o índice de envelhecimento da população é bastante acentuado na Terceira, “numa média de 4 a 5 pontos percentuais anuais, cifrando-se em 2017 nos 90,1% para os homens e 126,8% para as mulheres. Um aumento de cerca de 30% desde 2009”, adianta o social democrata.

“A população da nossa ilha está cada vez mais envelhecida. E aquilo que era um problema tendencial das ilhas mais pequenas também está a atingir de forma intensiva a Terceira, exigindo uma intervenção dos responsáveis governamentais”, defende.

O índice de dependência demográfica cifra-se nos 43%, com uma taxa de fecundidade de 35,9%, – isto, dados de 2016 -: “Ou seja, cada vez mais os casais têm menos filhos, e na ilha Terceira isso está a acontecer de forma muito objetiva e acentuada”, diz Rui Espínola.

O vice-presidente do PSD/Terceira afirma que “este é também o resultado de políticas económicas falhadas, e que colocam a ilha Terceira e os Açores nos piores rankings dos indicadores sociais”.

“Temos 11,6 % de pessoas a usufruir do RSI, quando a média nacional é de 3,2%, e a nossa taxa de desemprego está nos 8,7%. Essa instabilidade e essa precariedade é sentida pelos nossos jovens no mercado de trabalho, por via dos estágios e dos programas ocupacionais”, acrescenta.

Rui Espínola reforça que “essas dificuldades levam a que os nossos jovens que vão estudar para o exterior, não regressem por falta de oportunidades, numa marca socialista na Terceira que afeta negativamente o nosso futuro geracional”, lamenta.

Assim, entende o PSD/Terceira que o Governo regional “tem de dar respostas efetivas a estes problemas, por via da criação de condições que permitam uma melhoria da atividade económica e maior investimento privado”.

“É urgente um aumento do emprego e da melhoria das condições de vida dos terceirenses”, assim como são necessárias a implementação “de medidas de apoio à natalidade, que incentivem o seu aumento uma inversão da taxa de crescimento natural negativa da última década”, conclui o também vice-presidente do PSD/Açores.

+central

Link permanente para este artigo: https://maiscentral.com.pt/saldo-demografico-na-terceira-preocupa-o-psd-acores/