Reservas da Biosfera: português integra grupo que define as diretrizes da Rede Mundial da UNESCO

Sérgio Leandro, docente da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Politécnico de Leiria, vai integrar o grupo que define as diretrizes da Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO, anunciou hoje a instituição.

Indicado pelo comité português do Programa Man & Biosphere (Homem e Biosfera) da UNESCO como perito nacional, Sérgio Leandro passa a fazer parte do seu Conselho Internacional de Coordenação, composto por peritos de todo o mundo, que nos próximos dois anos vão desenvolver as orientações para as Reservas da Biosfera da UNESCO, num trabalho dividido em quatro áreas prioritárias: zonamento, governança, política, planos de gestão e de negócios e monitorização e gestão de dados.

O programa científico Homem e Biosfera MaB pretende promover o equilíbrio entre as sociedades humanas e os ecossistemas, a conservação da biodiversidade, a promoção do desenvolvimento económico sustentável, e a melhoria da qualidade de vida das populações.

Além do investigador Sérgio Leandro, atualmente subdiretor da Escola Superior de Turismo e Tecnologia, integram o painel de peritos da UNESCO mais dois portugueses – António Domingos Abreu e Eduardo Carqueijeiro – num total de 47 especialistas de todo o mundo.

A Rede Nacional de Reservas da Biosfera da UNESCO integra 11 territórios, no continente (Paul do Boquilobo, Berlengas, Transfronteiriça Gerês-Xurés, Tranfronteiriça Meseta Ibérica, Transfronteiriça Tejo e Castro Verde), e nas regiões autónomas dos Açores (Ilha do Corvo, Ilha Graciosa, Ilha das Flores e Fajãs de São Jorge) e da Madeira (Santana).

 

 

Foto: Direitos Reservados

Lusa/+central

 

Link permanente para este artigo: https://maiscentral.com.pt/reservas-da-biosfera-portugues-integra-grupo-que-define-as-diretrizes-da-rede-mundial-da-unesco/