O secretário regional da Educação e Cultura declarou na Comissão Parlamentar de Assuntos Sociais (CAS), da Assembleia Legislativa dos Açores, que “não há condições logísticas nem financeiras” para adaptar a embarcação `Maria Eugénia´ a um projeto de cariz educativo.
“As exigências no âmbito da segurança náutica e escolar, a construção do projeto pedagógico e a sua articulação com os atuais programas curriculares são tarefas de elevada exigência, não exequíveis quer no presente, quer a médio prazo”, referiu Avelino Meneses, em audição a quando da análise da Petição “Maria Eugénia”, Barco Escola dos Açores, apresentada pela Associação para a Defesa do Património Marítimo dos Açores (ADPMA).
Apesar de reconhecer a importância do `Maria Eugénia´ como referência simbólica ao nível das técnicas locais e regionais da
construção naval em madeira, a secretaria regional da Educação e Cultura entende não haver justificação para a sua classificação como bem cultural, uma vez que o restauro da embarcação, ocorrido em no final da década de noventa, “não obedeceu aos critérios científicos que lhe garantissem a manutenção da autenticidade”.
Estes argumentos constam do parecer da CAS sobre a admissibilidade da Petição referida.
+central