O presidente do PSD/Açores afirmou hoje que a proposta do partido para reduzir a taxa normal do IVA para 16 por cento visa dinamizar a economia, ajudando as famílias e as empresas, e repor um direito conquistado pelos açorianos há mais de 30 anos.
“Queremos ajudar as famílias açorianas a aumentar o seu poder de compra. Queremos que o governo regional devolva às famílias aquilo que estas pagaram em excesso em impostos nos últimos anos”, afirmou Duarte Freitas, após uma reunião com a Associação de Consumidores da Região Açores.
O líder dos social-democratas açorianos salientou que baixar a taxa normal do IVA de 18 para 16 por cento permite aumentar o rendimento disponível das famílias, ao reduzir os gastos de várias despesas fixas dos orçamentos familiares.
“Com a nossa proposta de redução do IVA, as famílias açorianas pagarão menos pela eletricidade ou por uma botija de gás. Baixar o IVA permitirá também que as famílias poupem nas despesas com gasolina, telecomunicações ou material escolar”, sublinhou.
Duarte Freitas deu também o exemplo de uma família que pretende investir 50 mil euros na construção de uma casa e que com a redução da taxa normal do IVA para 16 por cento acabará por poupar cerca de 1200 euros.
O presidente do PSD/Açores acrescentou que reduzir a taxa normal do IVA constitui uma forma de “exercer a Autonomia”, já que está em causa a “reposição de um direito conquistado pelos açorianos há mais de 30 anos”.
GI PSD/+central