PSD quer saber ponto de situação sobre reivindicação de apoio adicional do POSEI

VenturaOs deputados do PSD/Açores, na Assembleia da República, questionaram hoje o ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural sobre o ponto de situação da reivindicação de um envelope adicional no âmbito do POSEI, para fazer face à crise do leite na Região Ultraperiférica dos Açores.

Num requerimento entregue no parlamento nacional, António Ventura e Berta Cabral solicitam “documentos enviados de reivindicação e justificação, diligências efetuadas e eventuais respostas obtidas” das Instituições Europeias .

Segundo António Ventura, “a crise no setor do leite persiste com a imposição da redução da produção de leite e com preços ao produtor baixos. Uma crise que não vai de férias”.

“Em abril, do corrente ano, esteve o Primeiro-Ministro nos Açores onde anunciou, no âmbito de uma `Declaração Conjunta´ entre o Governo da República e o Governo Regional, uma revindicação junto das Instituições Europeias para aumento de verbas para o Programa POSEI”, lembra o social democrata, lamentando que se tenham criado “expetativas aos Açorianos e, em particular, aos agricultores”.

Ventura critica que “nada se saiba sobre o que faz o Governo e o Governo Regional dos Açores nesta matéria”.

“Para que esta promessa não caia no esquecimento ou seja confundida com outras verbas dadas a Portugal, pela Comissão Europeia, para fazer face à crise no setor do leite, importa perceber o que foi feito e o que vai ser feito”, refere.

O parlamentar açoriano considera que “interessa recordar que é cada vez mais evidente que o Governo vive de anúncios e cria expectativas sem as concretizar”.

“São crescentes os casos de anúncios após anúncios, principalmente para os Açores. Certamente porque em outubro irão ocorrer as eleições regionais”, constata.

António Ventura salienta que “assistimos a uma estratégia do PS e dos Governos Regional e da República que atiram para frente a resolução dos problemas e alimentam expectativas. Prometem e voltam a prometer e novamente a prometer, sem terem cumprido as iniciais”.

 

 

 

+central

 

Link permanente para este artigo: https://maiscentral.com.pt/psd-quer-saber-ponto-de-situacao-sobre-reivindicacao-de-apoio-adicional-do-posei/