PSD quer saber o que esconde a República sobre a contaminação na ilha Terceira

O deputado do PSD/Açores, na Assembleia da República, acusou o Governo de esconder factos sobre a contaminação na ilha Terceira, ao não querer divulgar o estudo “Lajes Field Environmental Baseline study”, elaborado pelos norte-americanos.

“(…) o senhor — ministro dos Negócios Estrangeiros — disse que não podia ceder o estudo porque tinha de pedir autorização diplomática aos Estados Unidos. Fizemos um requerimento a solicitar o pedido de autorização e o senhor responde que não conhece o estudo. Incrível, esse tipo de resposta”, salientou António Ventura, no debate, na especialidade, das propostas de Orçamento do Estado e Grandes Opções do Plano para 2018, questionando “qual é a gravidade da contaminação dos solos e aquíferos na ilha Terceira que este governo está a esconder dos portugueses e dos açorianos”.

No entender do social democrata, Augusto Santos Silva, “mais uma vez, enganou os portugueses e os açorianos”, relativamente ao problema da descontaminação.

“O problema da contaminação é, provavelmente, o maior problema ambiental do país e o maior atentado à saúde humana. Os ministros da Defesa e do Ambiente remeteram declarações para si e é surpreendente chegarmos aqui e o senhor dizer que nada pode dizer”, referiu o parlamentar açoriano, realçando que isto “é uma irresponsabilidade enorme” sobre o problema da descontaminação.

António Ventura quer saber se tem o Governo um plano para efetivar um programa de descontaminação abrangente e responsável, e os respetivos montantes financeiros, e se o Governo conhece o real estado da contaminação dos solos e aquíferos na ilha Terceira.

 

 

+central

 

Link permanente para este artigo: https://maiscentral.com.pt/psd-quer-saber-o-que-esconde-a-republica-sobre-a-contaminacao-na-ilha-terceira/