PSD quer conhecer relatório norte-americano sobre locais contaminados na Terceira

Os deputados do PSD/Açores, na Assembleia da República, querem conhecer o relatório que contém o levantamento da situação ambiental na ilha Terceira, realizado pelos norte-americanos aquando da transferência do comando, na Base das Lajes, do Air Combat Command para o Comando Europeu (USAFE).

Num requerimento ao ministro dos Negócios Estrangeiros, entregue no parlamento nacional, Berta Cabral e António Ventura recordam que desde finais dos anos oitenta, do século passado, os norte-americanos estão a elaborar relatórios sobre a contaminação dos solos e aquíferos na Praia da Vitória, dos quais dão conhecimento ao Governo Português.

“Os norte-americanos procederam a um levantamento da situação ambiental, aquando da transferência do comando, nas Lajes, do Air Combat Command para o Comando Europeu (USAFE)”, referem, acrescentando que o documento intitula-se “Lajes Field Environmental Baseline Study”.

No entender dos parlamentares açorianos, “é importante que a Assembleia da República tenha acesso a este documento, até porque os factos recentes o justificam”, recordando que o Governo “falhou na última reunião bilateral” da Base das Lajes, porque não “ter feito o trabalho de casa”, principalmente no que diz respeito à descontaminação dos solos e aquíferos da ilha Terceira.

“O Governo não deu e, até prova em contrário, não quer dar prioridade à descontaminação”, criticam, exigindo que o Governo “assuma com responsabilidade e firmeza esta problemática da descontaminação”.

Os social democratas solicitam, além do referido relatório, “qualquer outro documento, elaborado nos últimos cinco anos pelo Governo dos Estados Unidos, sobre a situação ambiental na Ilha Terceira, resultante da contaminação dos solos e aquíferos, por via da Base das Lajes”.

 

 

 

 

Foto: Direitos Reservados

+central

 

Link permanente para este artigo: https://maiscentral.com.pt/psd-quer-conhecer-relatorio-norte-americano-sobre-locais-contaminados-na-terceira/