PSD faz aprovar na República Voto de Congratulação sobre os 100 anos do Almanaque Camponez

Os deputados do PSD/Açores, na Assembleia da República, fizeram aprovar hoje, por unanimidade, um Voto de Congratulação sobre a passagem do centenário da publicação do Almanaque Camponez.

No voto apresentado, Berta Cabral e António Ventura recordam que o Almanaque Camponez foi editado, pela primeira vez, em 1917, por Manuel Joaquim de Andrade, proprietário da Tipografia e Livraria Andrade (uma das mais antigas dos Açores), então situada na Rua Direita da cidade de Angra do Heroísmo, ponto de encontro de intelectuais angrenses, assumindo o seu proprietário o papel de editor.

Os deputados açorianos referem que “com a modernização dos equipamentos, o Almanaque Camponez passou a ser composto e impresso utilizando as novas técnicas, mas mantendo os mesmos formato e aparato gráfico”, acrescentando que “são os conteúdos formativos, informativos, socioculturais e de entretenimento que têm garantido a sua  continuidade”.

Na publicação revelam-se informações meteorológicas que, ao longo do ano, avisam os seus consultores quanto ao estado do tempo e aconselhando os agricultores quanto a sementeiras e colheitas.

Os parlamentares realçam que “em tempos de iliteracia quase geral nos Açores, o Almanaque Camponez era uma das poucas publicações que despertavam interesse pela leitura.

“Assim, não admira que tenha conhecido tiragens de 9 000 exemplares, distribuídos e vendidos em todas as ilhas das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, bem como em Portugal Continental, onde, ao longo dos anos, conheceu e efemerizou publicações semelhantes”, referem, salientando que “apesar das distâncias, dos fusos horários e das condições climatéricas, as comunidades de açorianos nos Estados Unidos da América e do Canadá continuam a adquirir, em número considerável, o Almanaque Camponez, provavelmente como processo de manter raízes e vivências que ainda lhe são queridas”.

Com este voto, agora aprovado, os social democratas destacam a congratulação da Assembleia da República pelo papel desempenhado pelo Almanaque Camponez como elemento de formação, informação e sociocultural nestes 100 anos de existência.

Um voto de igual teor, de iniciativa do grupo parlamentar do PS, foi igualmente aprovado.

 

 

 

 

+central

 

Link permanente para este artigo: https://maiscentral.com.pt/psd-faz-aprovar-na-republica-voto-de-congratulacao-sobre-os-100-anos-do-almanaque-camponez/