PSD acusa Vasco Cordeiro de não querer “baixar os impostos” nos Açores

A Comissão Política Regional (CPR) do PSD/Açores acusou hoje o presidente do Governo Regional de não querer baixar os impostos aos açorianos, dando o dito por não dito.

Em comunicado, e em reação à “enfadonha” entrevista de Vasco Cordeiro à RTP/Açores, em balanço dos 100 dias de governação, os social democratas acusam-no de “estar completamente fora dos assuntos da governação”.

“Vasco Cordeiro, que tanto criticou o aumento da carga fiscal imposto pela “Troika”, deu agora o dito por não dito. Há quatro anos o presidente do governo disse que não era necessário aumentar o IVA porque a Região tinha finanças públicas saudáveis. Agora o presidente do governo diz que os impostos não podem baixar para manter as finanças públicas saudáveis. O presidente do governo usa o mesmo argumento para dizer uma coisa e o seu contrário”, criticam.

A CPR do PSD/Açores entende que “ter finanças públicas saudáveis é compatível com a redução de imposto”, acrescentando que o seu contrário é “querer fazer crescer a economia de forma sustentável mantendo a mais elevada carga fiscal sobre o consumo da história dos Açores”.

“Baixar o IVA permite aumentar o poder de compra e a capacidade de poupança das famílias açorianas. Baixar o IVA ajuda as empresas a serem mais competitivas. Com menos impostos há mais investimento”, referem, realçando que o presidente do governo “tem que se decidir: ou quer ajudar as famílias e as empresas, ou opta por manter o IVA mais alto da história”.

O PSD lamenta que Vasco Cordeiro “prefira encher os cofres do governo regional, gerando mais despesismo”.

 

 

 

 

 

Foto: Direitos Reservados

GI PSD/+central

 

Link permanente para este artigo: https://maiscentral.com.pt/psd-acusa-vasco-cordeiro-de-nao-querer-baixar-os-impostos-nos-acores/