O deputado do PSD/Açores, na Assembleia da República, acusou hoje o Governo de não cumprir os compromissos assumidos com a Região, constatando que “continuamos no reino das palavras”.
“Ao fim de quase dois anos e meio de governação, ainda não foi concretizado um conjunto de compromissos com a Região Autónoma dos Açores, que o PS, quer em campanha eleitoral, quer ao longo dos três orçamentos, tem vindo a dizer que vai fazer mas a verdade é que não faz”, realçou António Ventura, na audição do ministro Mário Centeno, na Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa.
O social democrata salientou que “são investimentos que necessitam da autorização do ministro das Finanças”, dando como exemplos a rede de radares, o PREIT, a descontaminação total na ilha Terceira, o Centro Oceanográfico na ilha do Faial e o património degradado do Estado na Região.
“Continuamos no reino das palavras, a saltar de orçamento em orçamento, e o que foi anunciado não tem realização prática na Região Autónoma dos Açores”, constatou.
Para o deputado açoriano, convém perceber se “até ao fim da legislatura” vai haver a realização dos compromissos assumidos com a Região.
“Vai haver financiamento a todos estes projetos que foram anunciados”, questionou o parlamentar, destacando, em particular, o Plano de Revitalização Económica da Ilha Terceira (PREIT), que tem uma dotação orçamental, da responsabilidade do Governo da República, superior a 300 milhões de euros, e que António Ventura lamenta “ainda não ter sido transferido um único cêntimo”.
+central