PS considera “oportunidade de crescimento económico” aumento de cruzeiros na Terceira

PS TerceiraO candidato do PS/Açores pelo círculo da Terceira, às eleições legislativas regionais, considera que a duplicação do número de escalas de navios de cruzeiro no porto da Praia da Vitória no próximo ano prova que a ilha “é cada vez mais atrativa” para este subsetor turístico e representa um “claro sinal para a dinamização económica da ilha, assim como novas oportunidades de negócio na Terceira”. 

“Falamos do dobro de turistas comparativamente a este ano. E, tendo em conta as reservas já agendadas para 2018, falamos de novo crescimento entre 2017 e 2018, na ordem dos 30 por cento. Ou seja, são valores que comprovam o crescimento deste setor, abrindo novas possibilidades para as empresas turísticas atuais, criando novas oportunidades para novos projetos de animação turística e, ao mesmo tempo, representando uma oportunidade para, por exemplo, o nosso comércio tradicional e local”, sublinhou Roberto Monteiro, após visita ao Terminal Portuário da Zona Aérea dos Açores.

Estão previstas 25 escalas de navios de cruzeiro na Praia da Vitória em 2017, o que representa o dobro do número de passageiros a visitarem a ilha por esta via.

“Ao mesmo tempo que registamos recordes no crescimento do turismo tradicional, registamos também crescimento no turismo de cruzeiros, assim como na atividade marítimo-turística, sendo notório que o mar é um dos nossos recursos neste âmbito. Aliás, é por isso que o mar é um dos setores sinalizados pelo Partido Socialista como alvo da estratégia de promoção e qualificação da oferta turística”, adiantou o número dois da lista socialista pela Terceira.

Segundo o candidato socialista, os resultados alcançados “comprovam o sucesso da estratégia promocional e de investimentos” seguida na Região, enfatizando que “queremos mais”.

“Queremos continuar a proporcionar as condições de base para o crescimento da atividade marítimo-turística na Ilha Terceira. Por exemplo, no local em que nos encontramos, pretendemos cooperar com as autoridades militares para aqui fazer nascer um centro marítimo-turístico, que disponibilize condições para a expansão das empresas do setor em atividade na ilha, assim como para o surgimento de novos negócios associados ao Turismo e ao Mar”, anunciou.

“E é por isso que, entre outros compromissos incluídos no manifesto do PS para a ilha Terceira, assumimos o reforço da promoção e qualificação da oferta turística da ilha Terceira nas áreas da cultura, natureza, saúde e mar; o incremento do programa de dinamização turística da ilha Terceira, que assegure o reforço da qualificação da oferta turística; o reforço das infraestruturas de apoio às atividades das empresas de animação turística e marítimo-turística em diversos locais da ilha; a criação de um programa de formação profissional no Turismo; o reforço do apoio às empresas locais na sua promoção em Feiras Internacionais do sector; e a criação de reservas marinhas potenciando o produto de mergulho, como projetos a desenvolver na próxima legislatura”, concluiu Roberto Monteiro.

 

 

 

 

Foto: PS Açores

GI PS/+central

 

Link permanente para este artigo: https://maiscentral.com.pt/ps-considera-oportunidade-de-crescimento-economico-aumento-de-cruzeiros-na-terceira/