ProSucesso: confirmada ausência de avaliação externa ao plano açoriano

O Governo regional dos Açores confirmou a ausência de uma avaliação externa ao Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar – ProSucesso, devido à rescisão do contrato com a equipa responsável pela referida avaliação.

“Tal ato, corporizou-se com a comunicação pela equipa de investigadores, em dezembro, de que prescindia do pagamento dos seus honorários calendarizada

para esse mês, por não reunirem condições para apresentarem o respetivo trabalho”, refere a secretaria da Educação em resposta a requerimento apresentado pelo grupo parlamentar do PPM/Açores.

A tutela adianta que, “em sequência”, solicitou “uma reunião para que pudesse ser informada das razões que justificaram tal impedimento”, que decorreu a 14 de janeiro.

“Os motivos invocados pela equipa de investigadores foram de três ordens de razão:

– Impossibilidade de se proceder a uma avaliação de campo nas escolas, prevista para o terceiro
período do ano letivo 2019/2020, face à pandemia;

– Não facultação, pela anterior tutela, dos dados de contexto sociológico dos alunos que haviam sido
requeridos;

– A constatação de que as várias mutações introduzidas no Programa ProSucesso desde a sua
génese, confundindo o Programa com o próprio sistema educativo, haviam tornado impossível a sua
avaliação pelo modelo então construído, agora impondo-se uma alteração substancial ao mesmo.

A secretaria regional da Educação revela, no documento remetido ao parlamento regional, que “face à importância da avaliação do referido programa”(…) “encetou já contatos com uma nova equipa de investigadores da Universidade dos Açores”, por forma a implementar “um modelo de avaliação de projetos educativos que se adeqúe ao Programa”.

“Tendo-nos já sido apresentado um novo modelo de avaliação que corresponde aos objetivos, propondo-se os investigadores a concluí-lo, até ao termo deste ano escolar, encontra-se em curso o respetivo processo de contratualização destes trabalhos”, conclui.

+central

Link permanente para este artigo: https://maiscentral.com.pt/prosucesso-confirmada-ausencia-de-avaliacao-externa-ao-plano-acoriano/