Praia da Vitória implementa obras para melhorar as acessibilidades a espaços e serviços públicos

A Câmara Municipal da Praia da Vitória está a implementar, no centro urbano da cidade, um conjunto de obras que visam melhorar as acessibilidades de pessoas com mobilidade reduzida aos espaços e serviços públicos existentes no concelho. As intervenções, que estarão concluídas em setembro, foram apresentadas hoje, em conferência de imprensa, pelo presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

“Assegurar a qualidade de vida das pessoas que circulam na Praia da Vitória constitui uma responsabilidade deste Município, e que deve ser tida em conta também pelas autarquias em geral. Acreditamos na criação de uma cidade que valoriza as pessoas pelas suas especificidades, contribuindo para enriquecer e dinamizar as ruas que a caracterizam. Esta diversidade é que torna a Praia da Vitória especial e diferente”, referiu o responsável municipal.

“Este projeto resulta de um estudo efetuado pelos alunos do Curso Técnico de Ação Educativa da Escola Secundária Vitorino Nemésio, cujo diagnóstico abrangeu o centro administrativo e comercial da Praia da Vitória. Nesta iniciativa, foram identificados os obstáculos existentes no acesso a espaços ou serviços públicos, o que nos permitiu determinar as linhas de ação necessárias para garantir uma maior qualidade de vida junto de quem aqui vive, dos munícipes e de quem nos visita”, explicou.

“Todo o trabalho desenvolvido por estes alunos e pelo professor responsável, Augusto Vilela, é um ato de cidadania e um desafio para nós, enquanto entidade, que louvamos e apoiamos pela valorização da diferença. Agradeço à Escola Secundária Vitorino Nemésio o empenho e dedicação com que nos apresentaram o seu estudo, dando-nos a possibilidade de o pormos em prática”, enalteceu.

“Gostaria de deixar uma mensagem de incentivo à sociedade civil na criação de projetos e iniciativas de ação cívica, despertando as entidades locais públicas e privadas para os seus deveres de cidadania”, concluiu.

Segundo Augusto Vilela, docente responsável pelo projeto “Esta ação surgiu numa tentativa de perceber se seria possível construir uma cidade diferente e melhor a partir de cada um de nós. Acredito na importância da empatia e da sensibilidade para a criação de uma vida em sociedade. Só assim poderemos alcançar um futuro coeso entre gerações”.

“O projeto foi marcado não só pelo empenho e dedicação das pessoas envolvidas, mas também pela recetividade e sensibilidade da Câmara Municipal da Praia da Vitória expressa na vontade de querer marcar pela diferença”, disse.

Avaliadas em 120 mil euros, as ações – realizadas ou em curso – englobam os acessos existentes entre a estrada da circunvalação e o Paul da Praia da Vitória, nomeadamente no Cemitério Municipal, no edifício de apoio à Marina, no Jardim Municipal e nos recintos das festas da Praia. Para além destas intervenções, foram construídas novas instalações sanitárias para pessoas com necessidades especiais no Mercado Municipal, no Edifício Beira-Mar, no recinto do Music Resort, na Zona Verde, no Parque Infantil do Paul e também no Clube Naval.

Decorreram também obras nos passeios do centro urbano, no acesso a recintos desportivos municipais e ao edifício de atendimento, na requalificação da sinalização vertical e horizontal, criando mais lugares de estacionamento para pessoas com mobilidade condicionada, e também na acessibilidade junto a serviços sociais e de saúde para idosos e grávidas.

“O único espaço municipal que demorará mais tempo a ser intervencionado é o edifício dos Paços do Concelho, que dado o seu valor arquitetónico e a especificidade da intervenção, só poderá estar concluído após setembro deste ano, dependendo de uma candidatura a fundos comunitários”, explicou o autarca praiense.

Após a conclusão das obras, será disponibilizada uma plataforma digital com o mapeamento das zonas de estacionamento dedicado a pessoas com mobilidade reduzida e sinalização de serviços mais próximos a partir daquele ponto.

 

 

 

 

 

Foto: CMPV

GC CMPV/+central

 

Link permanente para este artigo: https://maiscentral.com.pt/praia-da-vitoria-implementa-obras-para-melhorar-as-acessibilidades-a-espacos-e-servicos-publicos/