Praia da Vitória assinala 115º aniversário do nascimento de Vitorino Nemésio

No próximo dia 19, a partir das 10h00, o Município da Praia da Vitória irá assinalar o 115º aniversário do nascimento de Vitorino Nemésio, com diversas ações culturais, na Casa Museu do escritor praiense.

Esta iniciativa, direcionada a toda a comunidade, inicia-se com a atividade “Nemésio Por Inteiro”, integrada no projeto Figuras D’Outrora, que consiste numa pequena encenação teatral protagonizada por Ricardo Martins. A representação, que decorrerá entre as 10h00 e as 16h00, visa relembrar a figura de Vitorino Nemésio, bem como dar a conhecer, junto das novas gerações, a vida e obra deste ilustre poeta que integra a história da Praia da Vitória.

Durante o dia, estará em exposição o livro “Canto Matinal – 1º Exemplar”, a primeira obra que Nemésio escreveu, com apenas 15 anos. Este ano, também se assinala o centenário desta publicação, editada em 1916, na ilha Terceira.

O evento culmina pelas 16h00, com um brinde em homenagem ao poeta açoriano.

“O Município realiza, uma vez mais, um conjunto de atividades, no sentido de comemorar o aniversário do nascimento de Nemésio, tendo em conta a importância do escritor na construção da identidade cultural praiense”, destacou Tibério Dinis, vereador da Cultural da Câmara Municipal da Praia da Vitória.

“É essencial promovermos as personalidades que contribuíram, de alguma forma, para o desenvolvimento do nosso Concelho. Neste sentido, foi criado o projeto Figuras D’Outrora, que tem como principal objetivo a valorização destas figuras históricas, que fazem parte da toponímia da Praia da Vitória”, evidenciou.

 

 

 

 

Foto: Direitos Reservados

GC CMPV/+central

 

Link permanente para este artigo: https://maiscentral.com.pt/praia-da-vitoria-assinala-115o-aniversario-do-nascimento-de-vitorino-nemesio/