Segundo os dados da Bloom Consulting inseridos no “Portugal City Brand Ranking 2017”, o concelho de Ponta Delgada lidera o ranking regional que analisa os negócios, o turismo e as condições de vida dos 19 municípios açorianos, enquanto que os concelhos da Calheta e das Lajes das Flores estão na cauda da tabela, à semelhança do ano passado.
Nesta quarta edição do estudo anual, que mede como os municípios são vistos e classifica o desempenho da marca dos concelhos açorianos, Ponta Delgada está novamente no primeiro lugar nas três categorias: “Negócios”, “Visitar” e “Viver”.
Do top 10 do ranking regional de 2017 fazem parte, depois de Ponta Delgada (28º no país), Angra do Heroísmo (88º) e Horta (109º), os concelhos da Ribeira Grande (159º), Praia da Vitória (171º), Madalena (178º), Vila Franca do Campo (202º), Lagoa (220º), Velas (226º) e Povoação (230º).
A consultora sublinha o facto de ser “preciso descer até ao sétimo classificado da região para encontrar as primeiras mexidas no ranking açoriano”, realçando que “Vila Franca do Campo, graças ao Turismo, e Lagoa, que melhorou substancialmente os resultados nas três dimensões, conseguem subir duas posições” e que “a consolidação da dimensão de Turismo de Povoação valeu ao município a subida de uma posição”.
Do lado das descidas, destaca que a meio da tabela açoriana se começam a encontrar resultados modestos na variável que calcula a atratividade de um município, sendo essa a causa de “alguma volatilidade nas subidas e descidas como Velas, que perde dois lugares, Santa Cruz da Graciosa, que passa de 8º para 11º, e Santa Cruz das Flores, que descendo uma posição passa para o 14º lugar na região”.
A consultora realça ainda que Ponta Delgada é o município que “melhores resultados apresenta em todas as variáveis e todas as dimensões na Região dos Açores”, tendo registado “uma subida impressionante de 14 lugares no ranking nacional [posição 28]”, apresentando-se “como uma marca forte e com capacidade de competir com as grandes referências nacionais”.
No todo do país, Lisboa continua a liderar o ranking nacional, sendo seguida do Porto e Cascais. Do top 10 fazem ainda parte os concelhos de Braga, Coimbra, Sintra, Funchal, Oeiras, Faro e Setúbal.
Em termos de regiões, Lisboa e Norte são as mais representadas no top 25 (com sete concelhos cada), seguidas do Centro (seis), Algarve (três), Alentejo (um) e Madeira (um). “Apesar de não haver representantes dos Açores, a subida de nove lugares de Ponta Delgada mostra que a presença açoriana no ‘top 25’ pode estar para breve”, refere a Bloom Consulting.
Portugal City Brand Ranking 2017
Foto: Direitos Reservados
AO Online/+central