O cabeça de lista do PS/Açores pelo círculo eleitoral da Terceira, às eleições legislativas regionais, afirmou hoje que “a pista das Lajes deixará de ser um obstáculo ao desenvolvimento da ilha”.
“O processo, em curso, de certificação para a aviação civil permanente, a par do desbloquear de todos os impedimentos que existiam no âmbito das operações low cost, permitem assegurar que a pista das Lajes deixará de ser um obstáculo ao desenvolvimento da ilha Terceira”, sublinhou Sérgio Ávila, após visita ao aeroporto das Lajes.
Neste contexto, o candidato manifestou “imensa satisfação” por, na sequência do trabalho conjunto entre o Governo Regional e o Governo da República, ser possível “assistir à anulação dos constrangimentos” que havia para a operação civil permanente pista da base das Lajes.
Segundo Sérgio Ávila, será possível ultrapassar todos os obstáculos, “nomeadamente a certificação dos serviços norte-americanos, o aproveitamento da placa militar quando a placa de estacionamento civil esteja congestionada, o pedido prévio de autorização de aterragem e o trabalhar nos manuais de procedimento que asseguram a agilização e a classificação para a utilização civil permanente”.
O candidato socialista vincou, também, que “o que já se conseguiu com as low cost é a demonstração clara de que era possível e que, com a conjugação de vontades, estamos a atingir esse objetivo”.
O cabeça de lista pela Terceira destacou ainda o concurso já lançado para a construção do novo terminal de carga e a redução em 50% das taxas naquele aeroporto — taxas de passageiros, de ocupação e de exploração — tornando a infraestrutura “competitiva ao nível de taxas”.
Foto: PS Açores
GI PS/+central