Paulo Estêvão quer explicações de Luís Cabral sobre “mau funcionamento” da USI Corvo

PPM026 CustomA representação parlamentar do PPM irá chamar o secretário regional da Saúde à Comissão de Assuntos Sociais, na sequência da recusa do mesmo em prestar esclarecimentos sobre diversas questões relacionadas com o mau funcionamento da Unidade de Saúde da Ilha (USI) do Corvo.

Em comunicado, o deputado Paulo Estêvão refere que a “secretaria regional da Saúde recusa-se a responder, como é seu dever legal, aos requerimentos que a representação parlamentar do PPM lhe remeteu”.

“A recusa em prestar a informação requerida nos termos legais pela Representação Parlamentar do PPM é uma vergonha para qualquer Governo. Por que razão não fornece o mesmo a documentação requerida, como é seu dever legal? O que tem a esconder? Que cumplicidades e irregularidades quer esconder a Secretaria Regional da Saúde?”, questiona o parlamentar.

Paulo Estêvão constata que “durante anos a especialidade de medicina dentária não funcionou de forma regular na ilha do Corvo, apesar das constantes denúncias da Representação Parlamentar do PPM”.

“A secretaria regional da Saúde vem agora dizer que «não reconhece qualquer falta de condições de trabalho ou equipamento para a prática da medicina dentária na Unidade de Saúde de Ilha Corvo». Informa ainda que o Corvo tem «um conjunto de meios tidos como necessários para a implementação de uma valência de medicina dentária de qualidade, opinião que é subscrita pelos dentistas que até hoje trabalharam naquela USI»”, refere o monárquico, questionando “por que razão responde agora à comunicação social e não forneceu a informação, a que está obrigado pela lei, à representação parlamentar do PPM”.

O PPM considera “inaceitável” o “comportamento político” do secretário regional da Saúde – “que se demitiu, antes de ser demitido por manifesta incompetência” -, no âmbito da recusa em responder aos requerimentos.

“Num sistema parlamentar democrático esta situação não ocorreria. Mas a verdade é que sucede, de forma reiterada, no âmbito da gestão governativa da atual maioria absoluta, que desrespeita os direitos e o estatuto da oposição política”, conclui o parlamentar.

 

 

 

GI PPM/+central

 

Link permanente para este artigo: https://maiscentral.com.pt/paulo-estevao-quer-explicacoes-de-luis-cabral-sobre-mau-funcionamento-da-usi-corvo/