Os Vereadores da oposição expressaram, ontem, na reunião da Câmara Municipal da Horta, o seu protesto e preocupação com o mau serviço que a SATA Internacional (Azores Airlines) “continua a prestar ao Faial na rota com Lisboa”.
Os eleitos do PSD referem, em comunicado, que “o cancelamento ocorrido na passada quarta-feira foi apenas mais um episódio, entre tantos outros, que retrata bem a qualidade desse serviço que muito penaliza o Faial e os passageiros que utilizam esta rota”.
“São demasiados cancelamentos. Algo de muito de anormal e grave se passa na operação da SATA Internacional com a Horta, o que precisa ser urgentemente apurado e corrigido pela SATA e pelo Governo Regional”, salientam.
Os Vereadores constatam que, fazendo contas, “provavelmente chegaremos à conclusão que este ano a SATA Internacional cancelou mais voos para a Horta do que a TAP no período em que operou no nosso aeroporto”.
“Para além da recusa em repor os 14 voos semanais com Lisboa no Verão, a SATA Internacional com estes inúmeros cancelamentos prejudica a economia desta ilha e causa danos na imagem deste destino turístico”, lamentam.
Entendem que “estes episódios reforçam a importância de instalar, com brevidade, no aeroporto da Horta o projeto RISE (RNP Implementation Synchronized in Europe) que esperemos que melhore o sistema de aproximação das aeronaves à pista”.
“Mas este historial anormal de cancelamentos também exige que se recoloque em cima da mesa, com coragem e ambição, a necessidade imperiosa e estratégica de se ampliar a pista do aeroporto da Horta, pois só assim se debelarão de forma estrutural os constrangimentos daquela infraestrutura”, concluem os autarcas.
Foto: Direitos Reservados
LG/+central