Os Vereadores do PSD/Açores, na Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, entendem que deve existir uma “posição pública de manifesto” da autarquia sobre as anunciadas ligações aéreas entre os Estados Unidos da América e os Açores.
Esta posição foi defendida em reunião de executivo camarário, no inicio de janeiro, onde Marcos Couto e Miguel Bezerra salientaram que a ilha Terceira “deveria ser a maior beneficiária” desta nova rota aérea, em virtude do downsizing das forças militares norte-americanas na Base das Lajes e do encerramento da loja da TAP na ilha.
Os eleitos social democratas defendem que a autarquia liderada por Álamo Meneses deve mostrar uma atitude proativa, pressionando o Governo Regional na busca de uma solução que traga à ilha Terceira algum do retorno económico que dessas ligações aéreas advirá.
Recorde-se que o presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, admitiu, na Assembleia Legislativa Regional, que esta nova rota aérea advém de negociações mantidas, desde 2015, entre a Turismo dos Açores/ATA e a companhia aérea norte-americana Delta Airlines.
O presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo admitiu que a ilha Terceira “perdeu centralidade com uma rapidez enorme”, acrescentando ter já agendada uma reunião com o presidente do Governo Regional para analisar esta situação.
Foto: Direitos Reservados
+central