Operacionalidade regularizada após incidente com grua no porto da Calheta

A empresa Portos dos Açores, S.A., informou hoje que está normalizada a operacionalidade do porto da Calheta, na ilha de São Jorge, após o incidente que ali teve lugar a semana passada com uma grua de grande dimensão de obra, a qual acabou por ser reposicionada num prazo mais curto do que inicialmente previsto.

Em comunicado, a empresa gestora dos portos comerciais no arquipélago, refere que estão restabelecidas “as condições de segurança” para funcionamento regular daquele porto, tendo confirmado que a infraestrutura portuária não sofreu danos.

O incidente em questão foi registado no decurso da empreitada de construção da rampa para navios Ro-Ro e ferry da Calheta e traduziu-se na perda de estabilidade vertical da referida grua, que tombou contra o muro-cortina do cais exterior. Esta situação acabou, já no final da semana passada, por ser ultrapassada, ao mesmo tempo que a lança daquele equipamento foi colocada na posição horizontal, em local que não impede os normais fluxos para as zonas da plataforma do cais onde fazem serviço, em concreto, os navios de tráfego local de mercadorias que operam no Grupo Central dos Açores.

A Portos dos Açores salienta que deixou, desta forma, de ser necessário redirecionar, para o porto das Vela,s o movimento de navios e outras embarcações que utilizam o cais comercial da Vila da Calheta, não tendo em circunstância alguma as frotas de pesca local, de recreio e as das atividades marítimo-turísticas sido minimamente afetadas nas suas operações, pois utilizam o cais antigo do porto da Calheta, onde se situam os equipamentos de alagem de embarcações de pequena tonelagem e menor dimensão.

 

 

 

 

Foto: Direitos Reservados

Portos dos Açores/+central

 

Link permanente para este artigo: https://maiscentral.com.pt/operacionalidade-regularizada-apos-incidente-com-grua-no-porto-da-calheta/