NRP `Viana do Castelo´ substitui NRP `João Roby´ na fiscalização do Mar dos Açores

O Navio da República Portuguesa (NRP) Viana do Castelo chegou ontem, 30 de dezembro, dia do seu 6º aniversário, a Ponta Delgada, após uma noite de patrulha nos ilhéus das Formigas, a fim de iniciar uma missão na Região Autónoma dos Açores, com a duração de 3 meses, substituindo o NRP João Roby.

Com o intuito de celebrar o seu aniversário, o navio teve a visita do presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Dr. José Manuel Bolieiro, do Comandante do Comando da Zona Marítima dos Açores, Comodoro Valentim Rodrigues e do Capitão do Porto de Ponta Delgada, Comandante Cruz Martins.

Planeado e construído integralmente em Portugal, o NRP Viana do Castelo é o primeiro navio da sua classe tendo sido construído nos estaleiros navais da cidade que lhe dá nome.

O navio no ano que finda esteve envolvido em missões de patrulhamento da costa e da Zona Económica Exclusiva continental portuguesa, de colaboração com a Direção-Geral de Recursos Marítimos (DGRM) nas áreas da NAFO e está atualmente em comissão na Zona Marítima dos Açores até ao próximo dia 30 de março.

Comprovando a sua qualidade e utilidade no emprego no mar, recorda-se a Menção Honrosa do Prémio Defesa Nacional e Ambiente em 2014, assim como o salvamento realizado a 15 de dezembro de 2015 em que o navio foi empenhado no salvamento do tripulante solitário do veleiro acidentado “SMA Solo Saylor” a 65 milhas a Norte da Ilha de São Miguel.

O navio irá estar igualmente empenhado na monitorização dos navios de investigação científica que possam estar a operar no mar da região, garantindo que essa atividade decorre dentro da lei e das autorizações de investigação científica que são concedidas pelo Estado português.

A missão que se inicia, devido às suas responsabilidades, é repleta de intensa atividade operacional, estando o NRP Viana do Castelo pronto e capaz, cumprindo com os desígnios da Marinha e fazendo jus ao seu lema de “NO MAR SEMPRE VIGILANTES”.

 

 

 

 

Foto: Marinha

CPPD/+central

 

Link permanente para este artigo: https://maiscentral.com.pt/nrp-viana-do-castelo-substitui-nrp-joao-roby-na-fiscalizacao-do-mar-dos-acores/