Município saúda Bombeiros que participaram no Campeonato Mundial de Trauma

chegada-52A equipa da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória (AHBVPV) que conquistou, na passada semana, o quarto lugar no Campeonato Mundial de Trauma, foi recebida na tarde de hoje, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

O vereador do Desenvolvimento e Coesão Rural, das Infraestruturas e Mobilidade, Osório Silva, saudou os membros da corporação e exaltou o seu papel dignificador da região.

“A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários é a maior entidade de voluntarismo do Concelho, constituindo uma referência para a nossa comunidade. O Município tem, nos últimos anos, feito tudo o que é possível para dar resposta aos anseios desta nobre instituição. Apesar das dificuldades, creio que temos realizado um bom trabalho, através do diálogo e da cooperação”, reconheceu.

“É importante reconhecer o trabalho da direção desta associação, que é meritório e indispensável à constituição de uma entidade acreditada junto da comunidade regional e nacional. O êxito alcançado nesta participação no Campeonato Mundial de Trauma não está ao alcance de todos. Resulta de uma forte aposta na área da formação, demonstrando o quanto esta é importante para nos destacarmos dos demais”, sublinhou Osório Silva.

O Comandante da AHBVPV, Alexandre Cunha, explicou os frutos da participação num evento de dimensão internacional.

“A sorte dá muito trabalho e este quarto lugar é o resultado de muitas horas de treino. Trazemos uma mão cheia de conhecimentos, consequência da camaradagem e da partilha de experiências. O ambiente vivido foi muito além da competição, estivemos com os melhores formadores, sempre numa perspetiva construtiva. Viemos mais ricos”, enfatizou.

O treinador da equipa, Fernando Leite, referiu as atividades realizadas no decorrer do desafio.

“O exercício, que teve a duração de nove minutos, foi constituído por dois conjuntos de atuações, uma prova ‘standard’, com uma vítima, e outra complexa, com duas vítimas, tendo o resultado final sido obtido através do somatório das duas provas. Demos o nosso melhor, mostrando a todos a eficiência que caracteriza os bombeiros dos Açores”, realçou.

O Campeonato Mundial de Trauma, considerado o maior evento internacional realizado em ambiente simulado, contou com a participação de três dezenas de equipas, oriundas de 17 países. Esta iniciativa decorreu na cidade brasileira de Curitiba.

 

 

 

 

 

Foto: CMPV

GI CMPV/+central

 

Link permanente para este artigo: https://maiscentral.com.pt/municipio-sauda-bombeiros-que-participaram-no-campeonato-mundial-de-trauma/