Mineração no fundo do mar dos Açores preocupa deputados do PSD na República

bertaOs deputados do PSD/Açores, na Assembleia da República, questionaram a ministra do Mar sobre a real situação em que se encontram as negociações entre o Governo da República e a Nautilus Minerals para explorar o mar dos Açores.

Numa pergunta entregue no parlamento nacional, Berta Cabral e António Ventura consideram que esta é uma matéria de “extrema sensibilidade política, técnica e ambiental” e que “desde sempre houve uma enorme avidez por parte das empresas ligadas à exploração dos fundos do Mar pelo mar dos Açores”.

Os social democratas temem que o Governo da República, “com as dificuldades financeiras que atravessa”, pode “ser tentado a descurar” a importância deste processo e a defesa dos interesses específicos da Região Autónoma dos Açores.

Berta Cabral aponta, inclusive, as declarações contraditórias do Governo Regional relativamente às declarações da ministra do Mar, à comunicação social, como divergência de opinião sobre a tutela legítima, considerando que “cabe aos respetivos Governos clarificar o conceito de gestão partilhada”.

No documento entregue, os parlamentares açorianos pretendem clarificar se se prepara, neste momento, um plano de ação para regulamentação das atividades que podem ser feitas no espaço marítimo e se o mesmo está a ser articulado com o Governo Regional dos Açores.

Os deputados querem igualmente perceber o porquê da decisão só vir a ser conhecida após as eleições regionais de outubro próximo, e se esta situação tem a ver com o receio dos impactos negativos da mesma junto da opinião publica nos Açores.

 

 

 

 

+central

 

Link permanente para este artigo: https://maiscentral.com.pt/mineracao-no-fundo-do-mar-dos-acores-preocupa-deputados-do-psd-na-republica/