A candidata do PS/Açores pelo círculo eleitoral da Terceira, às eleições regionais do próximo mês de outubro, destacou hoje a importância estratégica da Marca Açores, criada pelo Governo Regional, enquanto forma de promoção da Região e de criação de valor acrescentado aos seus produtos.
Isso mesmo assumiu a candidata Maura Branco, falando no final de uma visita de candidatos socialistas à Açores Aromas, empresa que se dedica à produção e comercialização de doces e compotas, como forma de valorizar os produtos locais.
Segundo a socialista, “com esta identificação consegue-se maior publicidade e consequente aquisição de novos clientes e até fidelização de novos mercados”.
Reforçando esta ideia, a número 11 da lista da Terceira acrescentou que esta é uma boa forma de “dar a conhecer o que de melhor existe na Região, produtos qualificados e com grande competitividade, a mercados até então desconhecidos”.
Sobre a importância dos projetos que potenciam mais-valias aos produtos locais, como é o caso da empresa que os candidatos do PS visitaram, Maura Branco disse que “nunca é demais destacar que eles têm a sua sustentabilidade própria, a valorização do produto local” e permitindo uma redução de importação e um aumento de exportação.
O PS propõe-se, nestas áreas, continuar a intensificar o apoio às empresas exportadoras e inovadoras; assegurar níveis adequados de escoamento de produtos por via aérea, dando prioridade às cargas de valor acrescentado, cumprindo as frequências mínimas exigidas pelos mercados e promover a abertura de novos canais de escoamento de produtos para os mercados externos.
De igual modo, a candidatura socialista pela Terceira pretende incentivar o consumo de produtos e recursos locais, dinamizar o investimento e potenciar o mercado interno regional (interilhas), ao nível de hortícolas, frutícolas e florícolas, reduzindo as importações e ainda criar um programa acelerador da inovação no setor agroalimentar.
Foto: PS Açores
GI PS/+central