Os resultados do recente ato eleitoral na Região Autónoma dos Açores tiveram ontem diferentes leituras por parte dos partidos com assento na Assembleia da República.
O PS assinalou a “clara preferência” que os açorianos mostraram nas eleições regionais, nas quais os socialistas voltaram a ganhar com maioria absoluta, com os sociais democratas a lamentar a elevada abstenção registada.
“Os resultados, apesar da abstenção elevada, voltaram a mostrar uma preferência clara dos eleitores pelo PS”, disse o deputado socialista João Castro, numa declaração política no plenário da Assembleia da República.
Assinalando que o PS ganhou em sete das nove ilhas da Região Autónoma dos Açores e foi a única força partidária a eleger deputados por todos os círculos eleitorais, João Castro disse que os resultados alcançados são “mérito da governação” regional e não são suscetíveis de uma extrapolação nacional.
“A vitória do PS é consequência da qualidade do trabalho e dos resultados da governação”, sublinhou.
Pelo PSD, o deputado António Ventura lamentou que, na sua declaração política, o PS tenha passado ao lado do “maior problema dos Açores”: a abstenção.
“Mais de 60%, isso fragiliza a nossa autonomia”, frisou, considerando que se trata de um problema que envergonha os açorianos.
Contudo, acusou, para o PS, “o que interessa é ganhar a todo o custo, nem que só vá votar uma pessoa!”.
João Almeida, do CDS-PP, cumprimentou o socialista Vasco Cordeiro pela vitória eleitoral, mas enalteceu também o “extraordinário resultado” alcançado pelos democratas-cristãos, que subiram em votos, mandatos e percentagem.
As bancadas do BE e do PCP, através dos deputados Paulino Ascenção e João Oliveira, focaram ainda alguns dos problemas que afetam os açorianos, como o desemprego de longa duração ou a precariedade.
“Cerca de 90% dos novos contratos são precários”, alertou o líder da bancada do PCP.
Foto: Direitos Reservados
Lusa/+central