A deputada do PS/Açores na Assembleia da República questionou a ministra do Mar sobre a implementação da Janela Única Logística na Região e em que medida poderá contribuir para aligeirar procedimentos nas Regiões Autónomas.
Lara Martinho realçou que a simplificação administrativa “tem sido uma prioridade deste Governo”, destacando que a criação da Janela Única Logística virá “melhorar a competitividade”, permitindo “poupar tempo e recursos”.
A vice-presidente da bancada parlamentar socialista salientou ainda que a criação da Janela Única Logística reposiciona Portugal ao nível da inovação no contexto europeu, como um dos países “mais inovadores” na simplificação de procedimentos.
A ministra do Mar havia mencionado, na apresentação da Janela Única Logística, que um investimento de 5,1 milhões de euros trará benefícios de 50 milhões de euros, em três anos, prevendo o seu funcionamento nos cinco principais portos nacionais em 2019.
Ana Paula Vitorino revelou que já está a trabalhar tanto com os Açores, como com a Madeira, esperando que a implementação da Janela Única Logística facilite a vida aos armadores, aos navios, deixando-nos “numa situação única em relação à Europa”.
+central