Um incêndio destruiu hoje parcialmente uma habitação no concelho das Velas, na ilha de São Jorge, tendo desalojado seis pessoas, duas das quais foram transportadas para o centro de saúde devido à inalação de fumo, informaram fontes da Proteção Civil.
Segundo o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, o incêndio urbano ocorreu na freguesia de Urzelina e ao local acorreram meios dos Bombeiros Voluntários das Velas, da PSP e do Serviço Municipal de Proteção Civil.
O comandante da corporação das Velas, Hélder Melo, adiantou que o incêndio deflagrou na cozinha, tendo o fumo se propagado a outras divisões da casa, pelo que a habitação “foi dada como imprópria para habitabilidade”.
Hélder Melo referiu que à chegada da corporação, que recebeu o alerta pelas 10:00 locais “já não havia incêndio, mas muito fumo”, tendo uma menina de 10 anos e a sua avó sido transportadas para o centro de saúde, devido à “inalação de fumo”.
Segundo o presidente da Câmara Municipal das Velas, Luís Silveira, o realojamento da família está a ser desencadeado pelos serviços de ilha da Direção Regional da Habitação, sendo que também a Ação Social do Governo dos Açores está a acompanhar a situação.
As causas do incêndio estão a ser investigadas.
Foto: Direitos Reservados
Lusa/+central