O Governo dos Açores revelou ontem que os trabalhadores que operam pórticos de varagem e outros equipamentos portuários, nos portos de pesca geridos pela Lotaçor, receberam, desde 2014, um mínimo de 136 horas de formação inicial e contínua.
Em resposta um requerimento do Bloco de Esquerda Açores, o executivo açoriano acrescenta que esta formação foi “ministrada por técnico certificado”, representante do fornecedor ou fabricante dos equipamentos existentes.
“A Empresa Lotaçor garante a frequência das formações profissionais sobre equipamentos portuários aos seus trabalhadores, bem como a todos os eventuais utilizadores/operadores das Associações de Pesca, que assim queiram”, pode ler-se na resposta do Governo.
No documento é, igualmente, informado que todos os equipamentos da empresa Lotaçor “estão cobertos por seguro de responsabilidade civil, com capitais seguros de 500 mil euros”, e que todos os trabalhadores da empresa “estão cobertos por seguro de acidentes de trabalho, nos termos legais”, ficando asseguradas “todas as remunerações liquidas efetivas dos eventuais trabalhadores impedidos de exercer por acidente”.
É também descrito que a Lotaçor “dispõem de um departamento de manutenção” que assegura a respetiva gestão das intervenções necessárias nos equipamentos utilizados nos portos de pesca, recebendo estes as “revisões periódicas recomendadas pelos fabricantes”.
Foto: Direitos Reservados
+central