O Governo dos Açores anunciou hoje que prevê a conclusão do projeto de execução das obras necessárias à reparação e reabilitação do Porto da Madalena durante o mês de abril.
Numa nota publicada no sítio oficial do executivo açoriano, a secretaria regional dos Transportes e Obras Públicas informa que, devido às boas condições de mar que se verificaram, o levantamento tridimensional dos mantos de proteção do molhe do porto comercial da Madalena e o levantamento hidrográfico, com sonda multifeixe, na zona do molhe e em frente ao Pesqueiro de Santana, realizados entre 22 e 24 de março, encontram-se concluídos.
“Os relatórios de análise dos levantamentos realizados devem ficar concluídos na próxima semana, após o que serão disponibilizados ao projetista para que possa realizar os estudos técnicos necessários à elaboração do projeto de execução das obras necessárias”, refere, acrescentando que “o projetista já efetuou, no local, a observação da zona afetada, estando também a desenvolver os estudos de agitação a partir dos dados recolhidos nas bóias ondógrafas”.
No local, já foram retirados os dois blocos de grandes dimensões que tinham ficado em cima do cais, tendo já sido também executados os trabalhos de limpeza e regularização da área do Pesqueiro de Santana.
O bloco que se encontra submerso será retirado no âmbito dos trabalhos de reparação do manto de proteção do Porto da Madalena.
GaCS/+central