Governo dos Açores nomeia gestor para presidente do conselho de administração da SATA

O Governo dos Açores anunciou hoje que vai substituir Paulo Menezes na presidência do conselho de administração da SATA, SGPS, indicando para o seu lugar António Luís Gusmão Teixeira.

Em nota publicada no sítio oficial na Internet, o executivo regional informa que, com esta alteração no cargo de presidente do Grupo SATA, será também efetuada uma recomposição total do respetivo conselho de administração.

Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pela Universidade dos Açores, António Luís Gusmão Teixeira é detentor do Curso Especializado em Gestão por Projeto, ministrado pelo CEGE – Centro de Estudos de Gestão do Instituto Superior de Economia e Gestão.

Com larga experiência na área da gestão privada e da formação de recursos humanos, esteve envolvido em diversos estudos económicos, entre os quais o “Impacto dos Transportes na Economia Regional – Os Transportes Aéreos, Marítimos e Terrestres na Região Autónoma dos Açores”, coordenado pela Norma-Açores.

Foi ainda membro da equipa liderada pela EDA e SOMAGUE no processo de privatização da ELECTRA, S.A., empresa de produção, transporte, distribuição e comercialização de energia e água em Cabo Verde.

António Luís Gusmão Teixeira iniciou a sua carreira profissional como monitor do Departamento de Economia e Gestão da Universidade dos Açores, foi formador em diversas escolas profissionais da Região e desempenhou também funções de membro da Comissão Executiva e vogal do INOVA – Instituto de Inovação Tecnológica dos Açores.

Entre os vários cargos que desempenhou, destacam-se o de Diretor Empresarial da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada e de administrador da EDA, onde assumiu diversos cargos de administração e de gerência em empresas participadas, nomeadamente na GLOBALEDA, na SOGEO, na GEOTERCEIRA, na SEGMA e na EEG.

Desde julho de 2010 que desempenhava funções de gerente na empresa CODEBIN, Lda.

Nos termos legais, o processo de nomeação de António Luís Gusmão Teixeira inclui a sua audição em sede de comissão parlamentar da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores — Comissão de Economia.

Paulo Menezes ocupava o cargo de presidente da SATA desde o final do ano de 2015.Menezes, que ocupa o cargo desde o final do ano de 2015.

 

 

Foto: Direitos Reservados

GaCS/+central

 

Link permanente para este artigo: https://maiscentral.com.pt/governo-dos-acores-nomeia-gestor-para-presidente-do-conselho-de-administracao-da-sata/