Governo contraria posição do PSD sobre subdimensionamento de lotas na Terceira

Direitos Reservados

O Governo Regional dos Açores considera que a lota de São Mateus, em Angra do Heroísmo, e a lota da Praia da Vitória não se encontram subdimensionadas, tendo em conta o volume de pescado descarregado nos últimos anos, contrariando posição assumida pelos deputados do PSD, eleitos pela ilha Terceira.

Em resposta a um requerimento apresentado pelo grupo parlamentar do PSD/Açores, o executivo regional refere que a média de vendas anual é “relativamente baixa”, (nomeadamente de 2.001,81 kg/dia na lota da Praia da Vitória e 2.799,29 kg/dia na de São Mateus) “o que representa, sensivelmente, 200 e 279 caixas por lota e por dia, respetivamente, números estes que se encontram bastante abaixo do limite da capacidade de qualquer das referidas instalações”.

No documento, o Governo dos Açores revela que a lota da Praia da Vitória possui 1 câmara de conservação em congelação para 50 t, um túnel de congelação estático para 3 t/ciclo e 2 ciclos/dia, num total de 6 t/dia, e duas câmaras de conservação em refrigeração para 10 t (5 t cada).

Acrescenta que, na Praia da Vitória, o serviço do túnel de congelação e da câmara de conservação em congelação são requisitados com pouca frequência, normalmente por compradores locais, e as câmaras de conservação em refrigeração são utilizadas pelos nossos serviços para armazenagem do pescado do dia, enquanto aguarda a venda em lota.

Sobre o plano de investimentos da LOTAÇOR, o governo açoriano realça a requalificação prevista para a lota de São Mateus de modo a beneficiar a área de movimentação do pescado, realocar o espaço destinado aos serviços administrativos e áreas reservadas ao pessoal e a melhorar as condições para o cumprimento das normas do HACCP e, consequentemente, de valorização do pescado, num investimento total de mais de 600 mil euros, para o período de 2022 a 2024. Em relação à lota da Praia da Vitória, o executivo salienta “a grande intervenção” ocorrida no túnel de congelação estático e na câmara de conservação em congelação, com a substituição das linhas de fluidos frigorígenos e reparação dos equipamentos compressores, de modo a poder prestar um serviço adequado a todos os utentes da fileira da pesca.

O Governo Regional revela ainda que “ambas as lotas estão certificadas pela APCER, segundo as normas HACCP, garantindo o cumprimento de todas as regras higiosanitárias impostas, bem como a segurança do pescado que é entregue à LOTAÇOR para primeira venda e, consequentemente, a boa qualidade de todo o pescado transacionado nos dois estabelecimentos”.

+central

Link permanente para este artigo: https://maiscentral.com.pt/governo-contraria-posicao-do-psd-sobre-subdimensionamento-de-lotas-na-terceira/