O Governo dos Açores informou que o Gabinete da apoio à Comunicação Social (GaCS) teve, em 2016, um custo superior a meio milhão de euros, com maior enfoque nos gastos com o pessoal afeto, aumentando em 34,5% a despesa relacionada com este serviço desde 2009.
O executivo açoriano refere, em resposta a um requerimento, que, em 2016, o GaCS teve uma despesa de 503.991,85€. Em 2009, o gabinete tinha custado à Região 329.861,23€.
O também apelidado, pela oposição açoriana, de Gabinete de Propaganda, tem ao seu serviço 16 colaboradores, sendo que doze deles possuem contrato de trabalho em funções públicas, por tempo indeterminado.
O PPM, autor do requerimento onde eram solicitadas estas informações, já reagiu à resposta, considerando que este aumento considerável de despesa é “incompreensível”, ainda mais por ter acontecido durante um período onde existiu uma grave crise económica e social, entendendo que “existem outras prioridades na Região Autónoma dos Açores”.
A Representação Parlamentar do PPM informou que solicitará ao Governo Regional uma explicação detalhada dos fatores que provocaram um aumento tão acentuado da despesa com este organismo.
+central