O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com a Força Aérea Portuguesa (FAP), coordenou desde o final da tarde do dia 16 de novembro de 2016, uma missão de evacuação médica de um tripulante de nacionalidade filipina do navio “INDEPENDENT VOYAGER”, com bandeira da Libéria.
O tripulante tem 56 anos de idade e apresentava dores abdominais e nos rins.
O pedido de auxílio foi recebido no MRCC Delgada pelas 16:39 horas locais de ontem, quando o navio navegava a cerca de 800 milhas náuticas (1160 quilómetros) a noroeste da ilha de São Miguel. Foi imediatamente contactado o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODUMAR) do INEM, o qual, após falar com o comando do navio, identificou a necessidade de evacuação urgente do tripulante.
Após a confirmação da evacuação por parte do CODUMAR, o MRCC Delgada solicitou ao Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes (RCC Lajes) o empenhamento dos meios aéreos da FAP e a condução das operações de evacuação do doente. Para o efeito foi empenhado o helicóptero EH-101 Merlin destacado na Base Aérea n.º 4, na Base das Lajes e uma aeronave de asa fixa P3C Cup+ Orion.
A missão foi executada com sucesso, tendo o helicóptero da Força Aérea efetuado o resgate do paciente e regressado ao Aeroporto das Lajes onde foi transferido para o Hospital do Santo Espirito, na ilha Terceira, com apoio de uma ambulância do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.
Na operação esteve envolvido o MRCC Delgada, RCC Lages, um helicóptero EH-101 Merlin e um P3C Cup+ Orion da Força Aérea Portuguesa.
As condições meteorológicas na zona de operações eram de vento bonançoso de sudoeste e ondulação de cerca de dois metros e meio.
Foto: Direitos Reservados
Marinha/+central