A Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com a Força Aérea Portuguesa, o INEM – Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-Mar) e o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), coordenou, desde as 17h08 do dia 5 de ABRIL de 2017, uma operação de resgate médico de um passageiro de 76 anos de idade, do género masculino, que se encontrava com insuficiência respiratória, renal e cárdica, a bordo do navio de passageiros ”Saga Pearl II”.
O navio, com bandeira de Malta, encontrava-se a navegar a cerca de 210 milhas (390 Km) a Leste da ilha Terceira, Açores.
Para proceder ao resgate foi solicitado à Força Aérea a ativação do helicóptero EH-101, tendo a operação sido efetuada com sucesso e o tripulante desembarcado no aeroporto João Paulo II, pelas 21h49, onde era aguardado por ambulâncias do SRPCBA. O paciente foi posteriormente transportado para o hospital do Divino Espírito Santo da ilha de São Miguel.
Nesta operação conjunta, esteve envolvida a Marinha, a Força Aérea, o INEM (CODU-Mar) e o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.
Foto: Direitos Reservados
Marinha/+central