EUA e Portugal reiteram importância estratégica da Base das Lajes

Direitos Reservados

A 45.ª reunião da Comissão Bilateral Permanente (CBP) saudou o desenvolvimento da cooperação bilateral em relação aos Açores, reiterando a importância estratégica da Base das Lajes para a segurança global e do Atlântico, revela nota à comunicação social do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Na reunião, que decorreu na quarta-feira e contou com a presença do vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, “a CBP saudou o desenvolvimento da cooperação bilateral no que toca aos Açores, reiterando a importância estratégica da Base das Lajes para a segurança global e do Atlântico, bem como no contexto das relações entre os dois países”, revela nota à comunicação social.

Ainda nesta reunião, Portugal e os Estados Unidos registaram os trabalhos em curso e previstos, para fazer face às questões de natureza ambiental relacionadas com a atividade da Base, tendo também sido reconhecido o potencial de cooperação com os Açores designadamente nas áreas da educação, da saúde, do ambiente e digital.

Por outro lado, ambas as partes congratularam-se com “a estreita cooperação entre Portugal e os EUA em matéria de segurança e defesa” enfatizando “a crescente importância estratégica da relação transatlântica para a segurança e a defesa internacionais, e reconfirmando o compromisso dos países atlânticos com a NATO”. Neste contexto, foi realçado o importante papel a desempenhar pelo recém-criado Atlantic Center – Centro do Atlântico, para a segurança do Atlântico.

Nesta cimeira foi abordado, no âmbito das prioridades bilaterais e internacionais, a cooperação transatlântica para a recuperação da pandemia de Covid-19 – transversal às áreas da saúde, do clima, e da economia. Foi igualmente feito um balanço da relação transatlântica durante a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (PPUE), que decorreu no primeiro semestre de 2021 e constatados os importantes progressos realizados nesse âmbito.

AO/+central

Link permanente para este artigo: https://maiscentral.com.pt/eua-e-portugal-reiteram-importancia-estrategica-da-base-das-lajes/