Os empresários da ilha de São Jorge concordam com a elaboração de um estudo sobre a operacionalidade dos portos de passageiros dos Açores, por entenderem que a iniciativa poderá contribuir para “um reforço rigoroso da segurança dos passageiros marítimos na Região”.
Em causa está o Projeto de Resolução apresentado pelo PSD/Açores que recomenda ao executivo regional que promova a realização de um estudo, por uma entidade idónea, sobre a operacionalidade dos portos de transporte de passageiros da Região, prioritariamente aos do Triângulo, definindo, entre outras, as
condições limites em termos meteorológicos e de agitação marítima para cada cais/porto e navio, sobre o qual os Núcleo Empresarial da Ilha de São Jorge emitiu parecer.
Na iniciativa parlamentar dos social democratas é ainda recomendado que sejam avaliados os meios existentes e eventualmente a implementar em cada cais/porto, que permitam o fornecimento de informação técnica fiável aos mestres dos navios de passageiros e viaturas no sentido de os apoiar nas suas decisões.
Esta resolução surgiu na sequência do acidente com o ferry ‘Mestre Simão’, da empresa Atlânticoline, à entrada do porto da Madalena, na ilha do Pico.
Foto: Direitos Reservados
+central