Deputados do PSD querem esclarecimentos sobre benefícios do Air Center para os Açores

Os deputados do PSD/Açores, na Assembleia da República, querem que o Governo se pronuncie sobre os benefícios para os Açores do intitulado Air Center.

Berta Cabral e António Ventura recordam, em comunicado, que “em dezembro de 2016, ou seja, há cinco meses, formularam várias questões ao Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, mas não obtiveram resposta até ao momento”.

“Esta falta de resposta, para além de ser um desrespeito pelo Parlamento, pode demonstrar que não existem benefícios para os Açores na mesma dimensão dos anúncios”, consideram os parlamentares.

Para os eleitos social democratas a “criação de um Centro Internacional de Investigação nos Açores sempre, foi, uma boa notícia e um objetivo que deve mobilizar todas as vontades e recursos”, por isso “é preciso concretizar com maior detalhe o que tem vindo a ser dito pelo Governo”, todavia “não podemos ficar pelos anúncios”.

Segundo Berta Cabral e António Ventura o Atlântico e a Aliança Atlântica permitiram a construção da atual ordem económica e política internacional e, como tal, uma nova ordem internacional que transformou o Atlântico num espaço onde circulam ideias, políticas, comercio, energia e tecnologia, para além da defesa e segurança.

Referem que as informações tornadas públicas mencionam que o investimento na construção da base espacial de lançamentos low cost será da ordem dos 300 milhões de euros, 200 milhões dos quais serão de investimento estrangeiro e 100 milhões de fundos comunitários para construção das infraestruturas.

De acordo com as mesmas informações a FCT lançou a discussão do Centro Internacional de Investigação dos Açores, através da divulgação de um documento que vai servir de base à formulação do projeto.

Uma das vantagens, entre outras apontadas para a localização deste Centro nos Açores tem a ver com o facto de já existirem algumas infraestruturas em várias ilhas, realçando que foi pública a vontade de envolver outros países, promovendo a cooperação multilateral e uma abordagem integrada do espaço, alterações climáticas, ciências da terra e do Atlântico.

Os deputados dizem que “é preciso saber na prática quais os contatos e desenvolvimentos concretos foram feitos designadamente, Agências de Investigação Internacional, Organizações, empresas e decisores políticos e respetivos países”.

Berta Cabral e António Ventura, instam o Governo a dizer quais os ganhos para os Açores em termos de postos de trabalhos a criar e o contributo para o PIB regional assim, como informe quais as Ilhas serão envolvidas e para quando a efetiva execução.

 

 

 

 

+central

 

Link permanente para este artigo: https://maiscentral.com.pt/deputados-do-psd-querem-esclarecimentos-sobre-beneficios-do-air-center-para-os-acores/