Criado questionário para avaliação das capacidades cognitivas dos idosos de todo o país

O departamento de Educação e Reabilitação da Associação Salão Teatro Praiense (ASTP), em parceria com a Associação “Abraço Completo” e a Clínica da Agualva, procedeu à criação de um questionário, que visa avaliar as capacidades cognitivas dos idosos de todo o país.

Este questionário deverá ser respondido pelos próprios seniores ou por um técnico, familiar ou auxiliar (considerando sempre as capacidades e interesses da pessoa com mais de 60 anos) até ao dia 10 de fevereiro, estando disponível em www.survio.com/survey.

A iniciativa tem como objetivo último a construção de um programa de estimulação e reabilitação cognitiva adaptado à realidade nacional e aos diferentes contextos sociais. Através desta ferramenta, futuramente acessível no Portal Sénior da Associação “Abraço Completo”, pretende-se dar resposta às necessidades dos idosos na vertente psicossocial, alcançando também as pessoas que habitam nas zonas rurais, onde há uma menor acessibilidade aos serviços de saúde e um maior número de população com idade superior a 60 anos.

Esta plataforma, que pode ser utilizada de forma gratuita pelos idosos ou por técnicos, auxiliares e familiares dos mesmos, está enquadrada na estratégia da Organização Mundial de Saúde (OMS) de reforço da qualidade de vida da comunidade sénior, apoiando as atividades dos idosos em contexto familiar.

Segundo a estratégia Europa 2020, é necessário criar sistemas de saúde inovadores, eficientes e sustentáveis, facilitando o acesso dos cidadãos a cuidados de saúde de melhor qualidade e mais seguros. Neste sentido, é essencial conhecer as fragilidades e anseios da população idosa, a fim de corresponder às expetativas da mesma, promovendo o seu bem-estar.

 

 

 

 

Foto: CMPV

GC CMPV/+central

 

Link permanente para este artigo: https://maiscentral.com.pt/criado-questionario-para-avaliacao-das-capacidades-cognitivas-dos-idosos-de-todo-o-pais/