O líder e candidato do PS/Açores, às eleições regionais de 16 de outubro, afirmou ontem que a coesão do arquipélago “é um desígnio do partido”, desafiando todas as ilhas a “trazer algo para o todo o regional”.
“É isso que também consideramos essencial que deve continuar a ser feito, no sentido de cada vez mais, qualquer açoriano viva ele onde viver ter acesso na sua infância, na sua juventude ou em fases mais adiantadas da vida aos mesmos serviços, aos mesmos apoios, à mesma dignidade, aos mesmos direitos”, declarou Vasco Cordeiro, num jantar comício em Santa Cruz da Graciosa.
Para o candidato, “isso é fundamental” para ter “uma região coesa como é o desígnio do PS”, considerando, por outro lado, que “esta ideia de coesão concretiza-se também desafiando cada uma das ilhas a trazer algo para o todo regional”.
“Se há coisa que durante estes quatro anos eu comprovei e tenho a certeza é que todas as ilhas da nossa região têm também algo a dar ao todo regional”, declarou, para depois apontar um “desafio transversal” a vários setores da economia e da sociedade que é o da eficiência energética.
Segundo Vasco Cordeiro, “nesta matéria é a Graciosa que tem a liderança em termos regionais” que o PS quer “aproveitar para, na próxima legislatura, poder reforçar esse contributo que a ilha dá ao desenvolvimento dessa área de vanguarda” para a região.
“Pretendemos, a partir da ilha Graciosa, lançar na próxima legislatura, no próximo governo, um ambicioso programa de apoio à mobilidade elétrica à volta de três pilares fundamentais”, adiantou o líder do PS/Açores, referindo que a iniciativa passa por abranger as viaturas da administração regional, em segundo lugar as viaturas de transporte coletivo de passageiros e, depois, as viaturas privadas.
Para Vasco Cordeiro, este programa vai permitir a redução de custos para as famílias e empresas na aquisição de combustíveis, “melhorar o equilíbrio global de consumo de energia” na região e “contribuir para um bom ambiente, diminuindo as emissões de CO2 e melhorando a performance ambiental no setor dos transportes”.
“Este é um dos exemplos práticos pelos quais se pode ver que todas as ilhas têm algo a trazer e a contribuir para o todo regional”, acrescentou o candidato socialista.
Foto: PS Açores
Lusa/+central