Cordeiro e Freitas defendem “qualificação” e “consolidação” da oferta turística regional

Cordeiro_FreitasOs cabeças de lista do PS/Açores e do PSD/Açores, pelo círculo eleitoral da ilha de São Miguel, às eleições legislativas regionais de 16 de outubro, defenderam hoje a necessidade de qualificar e consolidar a oferta turística nos Açores.

Em São Miguel, Duarte Freitas afirmou que ““há a necessidade de qualificar a nossa oferta turística para que, havendo este ‘boom’ que resulta da abertura do espaço aéreo, possamos a longo prazo ter um turismo sempre em crescimento, que ajude a economia dos Açores e os nossos jovens a encontrar emprego”.

No entender do social democrata, “o turismo de natureza é um componente essencial nas propostas políticas” que o partido vai apresentar no seu programa eleitoral, bem como a necessidade de qualificação da oferta turística, sublinhando que a qualificação da oferta turística não se deve limitar ao que já existe, como os atuais trilhos ou miradouros, mas “encontrando novas fórmulas de poder dar a conhecer as belezas da Região a quem nos visita”.

O candidato do PSD/Açores garantiu ainda que pretende “apostar” no fomento do termalismo, nomeadamente nas ilhas de São Miguel, Graciosa e Faial.

Já o socialista Vasco Cordeiro propôs, na Graciosa, a criação de um programa específico de desenvolvimento turístico para as ilhas onde o crescimento do turismo se tenha demonstrado menos consolidado, explicando que este programa deve ser “especificamente dirigido a essas ilhas, como é o caso da Graciosa” e “incidir sobre a formação de profissionais, o desenvolvimento do produto turístico, a promoção específica dirigida a essas ilhas e as acessibilidades aéreas e marítimas”.

“São quatros aspetos que devem ser integrados de forma coerente e estratégica, contribuindo para que o crescimento turístico que se tem verificado em toda a nossa Região, se possa também verificar nessas ilhas”, disse.

O candidato entende ser necessário “consolidar o turismo nestas ilhas”, de o tornar menos volátil, sendo que “este programa pode ser uma boa resposta a esse desafio”.

“Este programa pode agora avançar de forma articulada, coerente e estratégica. E isso não podia ter sido feito antes, porque não tínhamos ainda a massa crítica que poderia fazer com que esse programa tivesse sucesso. Esta é a altura certa de lançar este objetivo, para poder potenciar e consolidar o desenvolvimento turístico que temos verificado nos Açores”, frisou o líder dos socialistas açorianos.

 

 

 

Fotos: Direitos Reservados

+central

 

Link permanente para este artigo: https://maiscentral.com.pt/cordeiro-e-freitas-defendem-qualificacao-e-consolidacao-da-oferta-turistica-regional/